O clube inglês que tem John Textor como sócio majoritário, Crystal Palace não poderá participar da Liga Europa e vai atuar na Liga Conferência. De acordo com as normas da Uefa, dois clubes do mesmo dono não podem disputar uma mesma edição de competições. Por conta da classificação do Lyon no torneio, a equipe da Premier League perdeu a vaga.
A entidade europeia anunciou a decisão nesta sexta-feira (11). Após o comunicado, o Palace deve recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A conquista do título da Copa da Inglaterra sobre o Manchester City havia garantido uma das vagas da Liga Europa para o Crystal Palace. Em entrevista na última quinta-feira (10), o presidente afirmou que não tem influência nas decisões da equipe.
“Se eu tivesse uma influência decisiva, metade dos jogadores brasileiros que acabaram de vencer o PSG no Mundial de Clubes estaria no Crystal Palace no ano que vem. Mas não vemos um único jogador da nossa rede de clubes que tenha chegado ao elenco do Palace, o que me deixa frustrado com a falta de colaboração que temos conseguido com o Crystal Palace”, completou Textor.
O também gestor do Botafogo, John adquiriu as ações do clube inglês em agosto de 2021. Após 4 anos, o melhor momento da equipe foi ao fim da última temporada, quando a equipe venceu o Manchester City e conquistou a FA Cup. Após a premiação, o time conseguiu uma vaga para participar de um torneio da UEFA pela primeira vez na história.