Desembargador suspende compra de 98 blindados italianos pelo Exército

Date:

 

O desembargador federal Wilson Alves de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu a compra de 98 blindados italianos pelo Exército brasileiro. A decisão é de caráter provisório) e foi tomada em uma ação popular que questionou a compra. A aquisição faz parte de uma estratégia do Exército para renovar a frota.

Na decisão, o desembargador afirmou que não existe “cheque em branco conferido à autoridade para agir de forma livre e desarrazoada”. Acrescentou que o poder é limitado e instrumental, “serviente a uma finalidade normativa”. Para o magistrado, não há qualquer necessidade de equipamentos bélicos ao país neste momento.

De acordo com o Exército, a frota atual está defasada, “com seus sistemas mecânicos desgastados e parte do material de reposição descontinuado e/ou de difícil obtenção”. O Exército tem atualmente 2 mil blindados.

O contrato das 98 viaturas faz parte de uma primeira etapa da negociação que, ao todo, compreende a aquisição de 221 unidades do modelo Centauro II. O valor da compra, segundo o Exército, será de R$ 3,3 bilhões. A ação, porém, diz que o gasto pode chegar a R$ 5 bilhões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Tempestade provoca tornado em região próxima ao Paraná

  Um tornado foi formado no departamento de Alto Paraná,...

Vacinação contra HPV é ampliada até junho de 2026

  Os jovens brasileiros de 15 a 19 anos que não...

Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra

  A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026...

Governo divulga calendário do Bolsa Família 2026; veja datas

  O governo federal divulgou o calendário de pagamentos do...