Dezembro terá bandeira verde na conta de luz, sem cobrança extra

Date:

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que a bandeira tarifária para a conta de luz será verde no mês de dezembro, sem custos extras ao consumidor. A decisão foi tomada após três meses de valores adicionais na conta de luz devido ao menor nível nos reservatórios das hidrelétricas.

Com isso, a cobrança extra de R$ 1,885 por 100 kWh (quilowatts-hora) em prática em novembro deixa de ser aplicada. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela. Em agosto, voltou ao verde. Em setembro, foi aplicada a vermelha patamar 1. Em outubro, vermelha patamar 2. Em novembro, amarela.

A definição das bandeiras influencia os cálculos da inflação. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia considerando fatores como a disponibilidade de água, o uso das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Conmebol define primeiros confrontos do Bahia na pré-libertadores nesta terça; saiba onde acompanhar

  Nesta quinta-feira (18), a partir das 12h (horário de...

Ex-técnico do Vitória diz que não tinha ‘nenhuma tratativa’ com o Sport

  O técnico Léo Condé era dado como certo no...

STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal

  O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta terça-feira (16)...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

  A Caixa Econômica Federal paga, nesta quarta-feira (17), a...