O comércio lojista de Salvador e região metropolitana espera um crescimento de 4%, em relação ao ano passado, nas vendas para o Dia dos Pais – celebrado em 11 de agosto. De acordo com estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), o gasto médio do consumidor ficará em torno de R$ 90.
Segundo a associação, a data é a quarta mais importante do varejo e movimentará, especialmente, os setores de confecções (comuns e esportivos), calçados (incluindo tênis, sandálias e chinelos), eletroeletrônicos e perfumaria.
Apesar de a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ter recuado 1,7% na passagem de junho para julho deste ano, o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, afirmou que o mês de agosto se beneficia da tradição do Dia dos Pais.
Segundo Nunes, a data costuma representar um bom reforço no movimento, elevando o interesse geral no consumo do período. “Esse impulso e interesse acabam ajudando as vendas de forma geral, impulsionando o comércio varejista como um todo”, disse.
Outro medidor que diminuiu em julho foi o Índice de Confiança do Consumidor: recuou 0,4 ponto, atingindo 88,1 pontos em uma escala de zero a 200. A queda foi provocada pela piora da avaliação dos consumidores em relação ao futuro.
Portanto, para tentar atrair o cliente nesse cenário, Nunes avalia que vale a pena o lojista aproveitar o apelo da data. “Sempre é possível conseguir bom resultado com criatividade. Não custa repetir que é fundamental que os lojistas invistam em uma bela vitrine, e nas facilidades de meios de pagamento, por exemplo”, reforçou.