O diretor de fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, enfatizou a importância da participação do consumidor nas denúncias durante entrevista ao Jornal da Cidade, nesta segunda-feira (14).
Ele chamou a atenção para o baixo número de reclamações formais recebidas pelo Procon-BA, mesmo diante de situações recorrentes como filas longas, atraso em horários marcados e condições de conforto inadequadas. “É muito importante que os consumidores façam reclamações junto ao Procon”, pontuou Iratan, reforçando a necessidade de colaboração da população para fortalecer as ações de fiscalização.
O diretor também afirmou que o transporte público, por se tratar de um serviço essencial, deve ser prestado de forma adequada, eficaz e contínua, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.
“Não é aceitável que um serviço público essencial tenha uma prestação de serviço precária”, afirmou, ressaltando a atuação do órgão em fiscalizações rotineiras nesse setor.
O diretor também divulgou os canais de denúncia disponíveis aos consumidores. Ele indicou o e-mail denuncia.procon.sjdh.ba.gov.br e a plataforma virtual ba.gov.br, onde basta digitar “PROCON” para ser direcionado ao sistema de denúncias ou registro de reclamações.
Metro1