Na manhã festiva desta terça-feira (05), em clima de muita alegria e comemoração, uma solenidade realizada na Fazenda Engenho D’Água, em São Francisco do Conde, reuniu autoridades municipais e estatuais, junto aos proprietários da Fazenda – Salete e Mário Ribeiro, para assinatura do início do “Tombamento Histórico e Cultural” desse patrimônio de grande importância para a Bahia.
A Fazenda Engenho D’Água, entre outros fatores, é detentora de uma capela com arquitetura Renascentista. De acordo com Mário Ribeiro, houve um esforço coletivo para a restauração da Fazenda com a preservação do patrimônio, bem como há um trabalho diuturno para manutenção das instalações e do entorno com qualidade e excelência.
O vice prefeito e secretario de governo Nem do Caípe a secretária de Turismo Usula Flavia, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira,Marivaldo do Amaral secretário de educação, deputado estadual Rosemberg Pinto, presidente da câmara de vereadores Vanilson Chaves( CRAVINHO) e mais dois edil Pita de Gal e Muriel , participaram da cerimônia.
Com o Tombamento, a partir de agora qualquer intervenção precisará passar por avaliação e aprovação do IPAC (Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia).
Na ocasião, também foi assinado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Educação, e o proprietário da Fazenda para a realização de ações conjuntas.