Na manhã desta terça-feira (14), o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Filipe Magno, concedeu entrevista à Rádio Baiana FM (89,3), no Programa Fala Comigo, com o objetivo de falar do plano de ação do início da reforma da Central de Abastecimento, processo de realocação e do auxílio financeiro para os feirantes.
Ao ser questionado pelo apresentador Edilton Luis sobre a data do início das obras, o secretário anunciou que a reforma começará na primeira semana de janeiro de 2024. “A reforma é um desejo antigo dos candeenses, o processo de instalação do canteiro de obras começará nos próximos dias, com o início do encaminhamento de ocupantes dos boxes do lado externo da central para boxes dentro da feira ou para receber o auxílio emergencial a depender da atividade, mas queremos tranquilizar a população e os feirantes que as obras começarão a partir do próximo ano”, disse.
Filipe destacou que não haverá cadastramento automático e que o auxílio financeiro não será para todos os ambulantes. “Apenas os ambulantes que ficarem impossibilitados de trabalhar receberão o benefício, não vai haver cadastramento, o ambulante que for notificado para desocupar o imóvel será encaminhado a Secretaria do Social e Emprego e Renda, para apresentarem a da documentação necessária”, explicou.
Ele destaca ainda que os feirantes que forem realocados para a estrutura provisória montada pela Prefeitura não terão direito ao benefício. “É importante deixar claro que, a reforma será por etapa, portanto, o permissionário que for realocado para a estrutura provisória não receberá o auxílio de R$ 1,500 reais.”
“Foi uma preocupação da administração municipal e do prefeito Pitágoras, nenhum trabalhador ficará desamparado, é um recurso que vai ajudar nas despesas com contas, alimentação e também para os que ficarem em vulnerabilidade receberão a cesta básica”.
De acordo com o secretário, nesta terça, será realizada uma reunião com os representantes de cada área de atuação da Central para exposição do projeto e do cronograma da obra.