A emissão de vistos dos Estados Unidos para brasileiros cresceu de maneira acelerada, após dois anos de pandemia e alcançou recorde histórico.
Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, somente em março deste ano o governo americano concedeu 71.156 vistos de negócio e turismo para brasileiros, valor próximo aos 71.661 emitidos em todo ano de 2021. Dados inéditos do escritório de advocacia AG Immigration junto ao Departamento de Estado americano apontam que o volume é o maior já registrado na história.
Ainda de acordo com o levantamento, os vistos de negócio e turismo, que geralmente são concedidos juntos, representam 94% do total emitido em março. Com a mudança para validade de 10 anos em 2010, muitos vistos expiraram durante a pandemia, quando as representações diplomáticas encontravam-se fechadas. Com isso, houve um represamento e as solicitações só começaram a ser processadas a partir de novembro de 2021.
Conforme apurou a coluna, o Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA aponta que nos três primeiros meses deste ano 221.925 visitantes brasileiros entraram no país. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de turistas mais frequente, atrás apenas de México, Reino Unido e Canadá.