Especialistas independentes da ONU pressionam Fifa e Uefa a suspenderem Israel de competições internacionais

Date:

 

Especialistas independentes da ONU fizeram um apelo nesta terça-feira (23), em prol da suspensão de Israel, tanto da Fifa quanto da Uefa, por sua ofensiva em Gaza. Apesar do pedido, também revelaram oposição às sanções contra jogadores do futebol israelense.

“As entidades esportivas não devem ignorar as graves violações dos direitos humanos. Seleções nacionais que representam Estados que cometem violações massivas dos direitos humanos podem e devem ser suspensas, como já aconteceu no passado”, afirmaram os relatores e membros do Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos em comunicado.

Além disso, os especialistas consideram que os dirigentes das organizações internacionais esportivas “não podem permanecer neutros diante de um genocídio”. Uma comissão internacional de investigação com mandato da ONU acusou Israel de “genocídio” em Gaza pela primeira vez no dia 16 de setembro.

Os relatores ainda explicaram que a situação deveria ter como alvo apenas o Estado, e não jogadores individuais. “Jogadores de futebol não devem ser sancionados com base em sua origem ou nacionalidade”, esclareceram.

Caso a Fifa e a Uefa suspendam Israel, a Seleção será excluída das Eliminatórias da Copa de 2026, e a equipe do Maccabi Tel-Aviv será retirado da Liga Europa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

STM empossa segunda ministra mulher em 217 anos

  O Superior Tribunal Militar (STM) deu posse, na terça-feira...

Ivete Sangalo celebra aniversário do filho com texto emocionante: ‘Sol da minha vida’

  Alerta de mãe coruja! A cantora Ivete Sangalo emocionou...

Ceni critica arbitragem e diz não saber explicar queda de rendimento fora de casa

  O Bahia saiu derrotado do Nilton Santos por 2 a 1 diante do Botafogo, nesta...

Juba sente desconforto na coxa e amplia lista de desfalques do Bahia

  O Bahia ganhou mais um motivo de preocupação na noite desta...