Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

Date:

 

O Ministério da Saúde complementou o fluxo para a expansão da estratégia criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de arborviroses como dengue, zika e chikungunya.  A expectativa é de que a conversão da medida em  política pública de abrangência nacional contribua para reduzir as populações dos insetos, sobretudo em cidades maiores.

A estratégia envolve as chamadas estações disseminadoras de larvicidas (EDLs). Trata-se de potes com dois litros de água parada que são distribuídos em locais onde há proliferação dos mosquitos. Na busca por um local para depositar seus ovos, as fêmeas se sentem atraídas, mas antes de alcançarem a água, elas são capturadas por um tecido sintético que recobre os potes e que está impregnado no produto. Dessa forma, elas mesmas levarão o larvicida para os próximos criadouros que encontrarem, afetando o desenvolvimento dos ovos e as larvas ali depositados.

Segundo nota informativa do Ministério da Saúde, o fluxo para a adoção das EDLs envolve cinco etapas: manifestação de interesse do município, assinatura de acordo de cooperação técnica com a pasta e com a Fiocruz, validação da estratégia com a secretaria de saúde do respectivo estado, realização de capacitações com os agentes locais e monitoramento da implementação.

A nova estratégia deve ser expandida gradativamente pelo país levando em conta a capacidade dos envolvidos nas três esferas: nacional, estadual e municipal. Inicialmente, esse trabalho contempla 15 cidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

INSS começa nesta segunda-feira pagamento da folha de novembro

  Começa nesta segunda-feira (25) o pagamento da folha do...

Acidente com ônibus na BR-324 deixa dez feridos em Candeias

  Um ônibus tombou na BR-324, em Candeias, na Região...

Marta é campeã com Orlando Pride na liga feminina de futebol nos EUA

  A brasileira Marta, atacante e capitã do Orlando Pride...

Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito

  A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 terá...