Estudo aponta que ondas de calor estão se movendo mais devagar, causando impactos mais duradouros

Date:

 

A mudança climática tem intensificado as ondas de calor, tornando-as mais frequentes e amplas. Agora, um novo estudo revela que essas massas de ar quente estão se movendo mais devagar do que antes, exacerbando ainda mais os efeitos desses eventos extremos.

Publicado na revista Science Advances, o estudo analisou quatro décadas de registros de temperatura e variáveis atmosféricas em todo o planeta. Os pesquisadores descobriram que a velocidade média de deslocamento das frentes de ar quente caiu de 360 para 325 quilômetros por dia. Embora a mudança possa parecer pequena, ela tem implicações significativas, pois significa que as ondas de calor “estacionam” por mais tempo em uma área, aumentando a exposição a temperaturas extremas.

Os pesquisadores também usaram os dados para criar uma simulação climática, mostrando como a Terra se comportaria se a concentração de CO₂ não estivesse aumentando. Os resultados confirmaram que a mudança climática está por trás da desaceleração das massas de calor.

Este fenômeno tem consequências importantes para a saúde humana, a agricultura e a biodiversidade do planeta. As ondas de calor mais lentas e mais longas causarão impactos mais devastadores no futuro se a emissão de gases de efeito estufa continuar aumentando e nenhuma medida efetiva for tomada para mitigação. Portanto, é crucial que tomemos medidas para combater a mudança climática e minimizar seus efeitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Prefeito Pitágoras destaca ações sociais durante visita a Fundação Dr. Jesus a convite do Dep. Isidório

  prefeito de Candeias, Dr Pitágoras esteve na manhã desta...

Mega-Sena e Timemania podem pagar hoje R$ 66,8 milhões

  O concurso 2.800, da Mega-Sena, a ser sorteado nesta terça-feira,...

Bahia tem 29% de chances de disputar a Libertadores em 2025, diz UFMG

  O Bahia somou mais um ponto no empate em...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

  A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a...