A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, nesta quarta-feira (24), a concessão do título de Cidadão Soteropolitano ao meia Everton Ribeiro, capitão do Bahia. A proposta, de autoria do vereador Claudio Tinoco (União Brasil), foi votada durante a 62ª Sessão Ordinária e segue agora para sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Questionado pelo bahia.ba sobre os motivos que justificaram a honraria, Tinoco destacou a relevância do jogador não apenas dentro de campo, mas também como referência para o futebol baiano.
“Talvez eu seja um dos vereadores que menos propôs honrarias aqui, porque procuro ser muito seletivo, escolhendo aquelas pessoas que vêm a Salvador e se envolvem com a nossa cultura, mas também dão uma contribuição”.
“Não tenho dúvida nenhuma que, na área dos esportes, sobretudo nos últimos anos, Everton Ribeiro tem sido uma pessoa de grande significância não só para um tricolor como eu, mas, acima de tudo, para a Bahia e o Nordeste”, afirmou Tinoco.
Ainda não há data definida para que o camisa 10 do Bahia receba oficialmente a homenagem no plenário da CMS. Ao bahia.ba, o meia afirmou que, por enquanto, não tem agenda disponível para receber a honraria.
Protagonismo no Tricolor de Aço
Everton Ribeiro chegou ao Bahia em 2024 e rapidamente assumiu papel de liderança no elenco. Capitão da equipe, foi peça-chave na conquista do Campeonato Baiano de 2025 e na campanha que levou o Esquadrão de volta à Conmebol Libertadores após mais de 30 anos de ausência.
Com regularidade e influência técnica, o meio-campista soma 111 partidas, nove gols e 15 assistências pelo clube, consolidando-se como um dos principais nomes do Tricolor.