A secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, em entrevista exclusiva ao Programa Fala Comigo nesta quarta-feira (2), contou sobre o desafio de uma mulher gerir uma das pastas mais importantes do Estado.
A secretária destacou as ações da secretaria da Saúde e combate ao Covid-19 na Bahia. Ela também falou sobre a diminuição de valores repassados ao Estado para manutenção de leitos de UTI destinados ao Coronavírus. “Essa retirada de financiamento de leitos Covid- 19 não é uma boa notícia e reafirma o posicionamento do governo federal de descuidar da população. Entretanto, nós mantemos a complementação de leitos de UTI na medida que sejam necessários para atender a população”, afirmou a Adélia.
A gestora da pasta garantiu que o mês de março será marcado com ações para o cuidado da saúde da mulher. “Sendo mulher à frente da Secretaria da Saúde vamos fazer no mês de março uma série de atividades voltadas para as mulheres. Como o lançamento de um conjunto de ações que se voltam para as mulheres para despertar o cuidado delas. Vamos intensificar os trabalhos e atendimentos de saúde das mulheres no Hospital da Mulher , e também organizamos grandes feiras de saúde, seguindo todos os protocolos na capital e no interior. A primeira começa na próxima sexta -feira (7) em Seabra”, disse.
Adélia ainda complementou sobre a possibilidade de liberar o São João na Bahia. “Esperamos que com as medidas de enfrentamento ao vírus, vacinação, antivirais para tratamento de pessoas com Covid -19…Tudo isso vai ajudar a mudar o cenário da pandemia e que com o passar dos meses, a pandemia se mostrará para nós como endemia, com surtos localizados. Muito provavelmente o São João terá mais possibilidade de festejos com protocolos de enfrentamento”, finalizou a secretária da Saúde da Bahia.
Confira entrevista completa: