O Líbano está sem eletricidade após duas das maiores usinas de energia do país terem sido fechadas devido à falta de combustível.
De acordo com a Reuters, um funcionário do governo afirmou neste sábado (9), que a queda de energia continuará por alguns dias.
“A rede de poder libanesa parou completamente de funcionar ao meio-dia de hoje, e é improvável que funcione até a próxima segunda-feira, ou por vários dias,” disse o oficial.
A empresa estatal de eletricidade confirmou em comunicado que a termelétrica da central de Zahrani foi paralisada. A fábrica de Deir Ammar parou na sexta (8).
O desligamento das duas usinas “afetou diretamente a estabilidade da rede elétrica e levou à sua total paralisação, sem possibilidade de retomada das operações nesse meio tempo”, disse o comunicado.
A empresa estatal de eletricidade tentará usar a reserva de óleo combustível do exército para operar as usinas temporariamente, mas isso não acontecerá tão cedo.
Muitos libaneses normalmente dependem de geradores privados que funcionam com diesel, embora isso seja escasso.
O Líbano está paralisado por uma crise econômica que se agravou com o esgotamento do fornecimento de combustível importado. A moeda libanesa caiu 90% desde 2019.