O governador Rui Costa, afirmou que cabe cada município fiscalizarem aglomerações em redes privadas, como bancos, lotéricas entre outros.
As decisões são tomadas nos municípios, portanto a fiscalização na caixa econômica ou na lotérica no restaurante na farmácia é feito por cada município que tem essa obrigação, que vai fiscalizar na frente de um estabelecimento. É o município que determina as medidas que se devem cumprir com as decisões tomadas em seus decretos municipais.
As prefeituras podem fiscalizar a caixa, onde é registrado corriqueiramente aglomerações, falta de respeito ás medidas de distanciamento, bem como, falta de higienização com álcool 70% e uso de mascaras. Não é uma decisão tão fácil de adotar, pois corre o risco de criar mais tumulto, já que as pessoas precisam do dinheiro (Auxilio Emergencial) e não têm consciência.
A falta de cumprimento das medidas foi mais uma vez registrada na manhã desta quarta-feira 29 em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. A administração deveria instalar equipamentos em frente às agencias bancarias onde há maior circulação de pessoas pias com água e sabão para que a população possa se higienizar e impedir a transmissão do coronavirus (Covid19).Agora cabe a população se conscientizar disse seu Antonio Carlos, preocupado com aglomeração de pessoas na ruas… Isso é muito preocupante.