A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), convocou reunião com ministros nesta segunda-feira (8), às 10h, no Palácio do Planalto, para alinhar ações sobre temas prioritários em tramitação no Congresso. Um dos focos será o debate em torno da tentativa de anistiar Jair Bolsonaro (PL) e demais envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
A proposta de anistia, cuja primeira versão começou a circular na quinta (4), prevê perdão desde o início do mandato de Bolsonaro, abrangendo até eventuais condenações futuras. Segundo Gleisi, qualquer tentativa nesse sentido “corre muito risco de ser emendado em plenário para dar anistia para Bolsonaro”.
A pauta ganhou impulso com o julgamento na Primeira Turma do STF, onde Bolsonaro e ex-aliados respondem por tentativa de golpe. O desfecho está previsto para sexta-feira (12), o que pode influenciar diretamente a articulação política nos dias seguintes.
Além da anistia, também serão discutidas estratégias para avançar a PEC da Segurança Pública e o projeto que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil. Ambas as medidas são tratadas como essenciais pela equipe do governo.