Um novo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, publicado em 13 de fevereiro de 2025, alerta sobre a propagação silenciosa da gripe aviária (H5N1) entre humanos.
O documento detalha três infecções em veterinários que lidam com gado, com dois casos sem uma fonte clara de exposição. Embora os infectados não apresentem sintomas graves e não haja evidências de transmissão entre pessoas, os pesquisadores monitoram o risco de mutações no vírus.
Um dos infectados trabalha em estados como Geórgia e Carolina do Sul, onde não há registros de gripe aviária em rebanhos. A transmissão do H5N1 também foi confirmada no leite de vaca, o que levou à exigência de testes em todos os estados dos EUA.
Com o aumento das infecções humanas, especialmente após o surgimento da nova cepa (D1.1), em Nevada, especialistas alertam sobre os riscos de mutações que poderiam facilitar a propagação. Autoridades recomendam que casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades locais.