Imigração irregular para a UE cai 31% no 1º trimestre de 2025

Date:

 

O número de travessias ilegais dentro das fronteiras da União Europeia (UE) recuou 31% no primeiro trimestre, segundo dados preliminares coletados pela Frontex, a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira do bloco. A queda, equivalente a cerca de 33.600 chegadas a menos, foi registrada em todas as principais rotas migratórias para o continente.

A redução foi constatada em todas as principais rotas migratórias do continente, mas o que pontencializou o número foi a queda de 64% em travessias ilegais pelos Bálcãs Ocidentais, próximo à fronteira da Croácia (membro da UE) com outras nações que integravam a Iugoslávia, como a Sérvia (não membro da UE).

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) relatou aumento nas interceptações de embarcações que partem do norte da África. Isso pode ter contribuído para a diminuição nas chegadas. Nos 3 primeiros meses de 2025, ao menos 555 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo ou o Atlântico com destino à Europa. Em 2024, mais de 3.500 mortes foram registradas nessas rotas.

A Comissão Europeia divulgou nesta quarta-feira (16) sua primeira “lista de países de origem seguros”. Cidadãos de Kosovo, Bangladesh, Colômbia, Egito, Índia, Marrocos e Tunísia enfrentarão processos de pedido de asilo mais dinâmicos e com menos possibilidade de aprovação. A lista será um item antecipado do Pacto de Imigração e Asilo, que entra em vigor em junho de 2026.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 47 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.970 da...

Juazeirense empata e acaba com os 100% de aproveitamento do Bahia no Baianão

  Juazeirense acabou com os 100% de aproveitamento do Bahia...

Após passar mal, Alberto Cowboy reage e vence Prova do Anjo no BBB 26

  Alberto Cowboy viveu momentos de tensão e superação na...

Morre aos 52 anos campeão paralímpico de natação Adriano Gomes de Lima

  O campeão paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu neste...