INSS começa a devolver em julho descontos indevidos de aposentados

Date:

 

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios começarão a receber os valores de volta a partir de julho, segundo informou o presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, em coletiva nesta sexta-feira (30).

A devolução será feita inicialmente aos segurados que declararam não ter autorizado os descontos e cujos valores já foram restituídos pelas associações ao INSS. Para esses casos, o repasse será feito na próxima folha de pagamento disponível. Como a folha de junho já foi fechada, o pagamento ocorrerá em julho.

Nos casos em que as entidades ainda não devolveram os valores ao INSS, será necessário aguardar a conclusão da análise. Um cronograma de pagamento será divulgado, e o prazo final estimado para os ressarcimentos é 31 de dezembro.

Segundo a Folha de S. Paulo, cerca de 2,3 milhões de beneficiários já solicitaram a devolução. Se todos os pedidos forem considerados legítimos, o valor total a ser devolvido pode chegar a R$ 1 bilhão.

A fraude envolveu entidades que usaram assinaturas falsificadas para aplicar descontos não autorizados nos benefícios. Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) analisou 1,3 mil aposentados e 29 entidades, e a maioria negou ter autorizado qualquer vínculo. A Polícia Federal estima que o esquema movimentou ao menos R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Confira agenda completa do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

  O Brasil já tem datas e horários confirmados para...

Bahia sofre gol no primeiro tempo, mas reage e arranca o empate com Fluminense

  O Bahia conseguiu evitar a derrota na estreia em...

Conselho Técnico da Série B aprova realização de playoffs para definir vagas no Brasileiro da Série A

  O Conselho Técnico da Série B deu sinal verde...

Câncer de pênis causou quase 3 mil amputações do órgão nos últimos 5 anos

  Entre 2021 e 2025, o Brasil registrou 2.949 amputações por câncer...