Investimento garante ampliação de atendimento e estrutura de hospital

Date:

 

O Martagão Gesteira, maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste, irá ganhar mais pavimentos e novos leitos. O projeto é resultado da parceria entre a mantenedora do Hospital, Liga Álvaro Bahia, e a prefeitura de Salvador. A prefeitura anunciou, ontem, às 10h30, a readequação e qualificação estrutural do hospital e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, dentre outras autoridades.

“Estou tendo alegria, orgulho e oportunidade de estar aqui junto com o prefeito Bruno, assinando o investimento de R$ 3,6 milhões para que a gente dobre a capacidade do Martagão, mais uma nova área, com 24 leitos e, além disso, a reforma dos 23 que já existiam, que eram antigos, apertados, sem a devida qualidade de manipulação técnica”, conta Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária Municipal de Saúde.

No total, serão ofertados mais de 46 leitos oncológicos na unidade, tendo quatro unidades com antecâmara e sistema de refrigeração adequada para transplante de medula óssea, dois leitos de isolamento e 40 de enfermaria dupla. E para isso serão construídos dois novos pavimentos. Ao fim das obras, o Martagão Gesteira ficará com 240 leitos. As obras têm previsão de começar nos próximos dois meses e devem ser concluídas em um ano.

Katia dos Santos, dona de casa de 49 anos, é mãe da Sophia de 6 anos que frequenta o Martagão desde o primeiro ano de idade. Ela é de Serrinha e conta que a filha já passou por mastologista,  gastroenterologista, pediatra, fonoaudióloga, neurologista e fisioterapeuta. No início, ia ao hospital de mês em mês, mas agora a frequência ocorre de três em três meses. “Ela não falava, ela não andava, ela não fazia nada. Saiu daqui falando e andando em um mês que ficou internada”, conta Katia. A filha Sophia tem um problema no intestino e contou com a ajuda do Martagão para garantir melhor qualidade de vida.

Benefícios

Carlos Emanuel Melo, superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão, conta que aumentando a capacidade de oncologia já consegue suprir as demandas do estado. O hospital realiza 48% de todo atendimento oncológico pediátrico da Bahia. Em média, atende mais de 80 mil pacientes e realiza mais de 500 mil atendimentos, em 28 especialidades médicas.

“A ampliação vai aumentar a oferta em quantidade e também em qualidade. Na medida em que aumentamos o número de leitos, aumentamos também o espaço para adequações técnicas que são necessárias. Com isso, vamos conseguir ampliar o atendimento da oncologia pediátrica”, Carlos Emanuel explica.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

ATarde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bahia vence o Fluminense e sai na frente nas quartas da Copa do Brasil

  O Bahia saiu na frente do Fluminense nas quartas...

Salvador perde quase cinco mil moradores em um ano, aponta IBGE

  Quase cinco mil pessoas deixaram de morar em Salvador...

Banco Central anuncia mudanças no PIX para reforçar devolução em casos de fraude

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (28) alterações...

Moraes autoriza Bolsonaro a receber visita de funcionário de cartório

  O ministro do Supremo Federal (STF) Alexandre de Moraes...