Juros do crédito consignado do INSS vão subir para 2,14%

Date:

 

Os juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (NSS) vão subir a partir de janeiro de 2022. A nova taxa será de 2,14% para o empréstimo pessoal consignado e de 3,06% para o cartão de crédito. Atualmente, os juros são de 1,80% e de 2,7%, respectivamente.

A alta de 18,9% no empréstimo e de 13,3% na taxa do cartão de crédito foi um pedido dos bancos, após queda nos juros durante a pandemia e um longo período de “congelamento”. Desde março de 2020, menos de um mês depois de a Covid ter chegado ao país, as taxas do consignado caíram e permanecem no mesmo patamar.

Os novos juros foram autorizados pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) após reunião na manhã desta segunda-feira (6). O reajuste foi atrelado a políticas de educação financeira para os aposentados e pensionistas do INSS, que deverão ser custeadas pelas instituições bancárias, mas cujos pontos principais serão debatidos e definidos pelo conselho.

Em nota, a Febraban afirma que a alta era necessária para que a oferta de crédito do tipo continue sendo feita a aposentados e pensionistas. Segundo a instituição, o principal custo das operações de crédito consignado é o de captação.

“Os bancos entendem ser importante evitar que o custo de captação e das despesas do crédito consignado inviabilizem a concessão de benefícios a uma parcela significativa destes aposentados e pensionistas, particularmente neste período de final e início de ano”, diz o texto.

De acordo com a federação, além de ser a modalidade de empréstimo mais barata, o consignado desempenha um papel importante na vida do aposentado, que utiliza o tipo de crédito para custear dívidas, pagar exames e remédios, além de contas do dia a dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

  Pessoas com mais de 60 anos terão atendimento prioritário...

Copom decide manter taxa básica de juros em 15% ao ano

  O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Por unanimidade, Senado aprova isenção total de IR para quem ganha até R$ 5 mil

O plenário do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta...

Vitória x Internacional: Veja prováveis escalações

  Abrindo a zona de rebaixamento da Série A, na...