Lewandowski retira sigilo de ação de Lula sobre acesso a mensagens da Spoofing

Date:

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada do sigilo da ação em tramitação na Corte sobre o acesso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às mensagens da Operação Spoofing. A ação, deflagrada em julho de 2019, prendeu suspeitos de invadir celulares do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da operação em Curitiba.

A decisão desta segunda-feira (1º) ocorre uma semana após o próprio Lewandowski ter determinado acesso integral de lula às mensagens apreendidas. De acordo com informações do G1, o motivo foi o descumprimento da Polícia Federal, que não entregou o material conforme a decisão.

Também na semana passada, procuradores da República, entre eles o ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, pediram que as mensagens não fossem entregues a Lula ou, caso já tivessem em mãos do ex-presidente, que ele fosse obrigado a devolvê-las.

No último dia 29, a defesa do ex-presidente acionou o STF para requerer a íntegra dos diálogos, alegando que o ex-juiz e membros do Ministério Público Federal combinaram atos do processo contra Lula. Os advogados de Lula afirmaram que a análise dos elementos que puderam acessar indicava que Moro e os procuradores usavam o Telegram para definir em conjunto os próximos passos da ação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Trump diz que pode “ajudar um pouco” o novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani

  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta...

Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

  Pessoas com mais de 60 anos terão atendimento prioritário...

Copom decide manter taxa básica de juros em 15% ao ano

  O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Por unanimidade, Senado aprova isenção total de IR para quem ganha até R$ 5 mil

O plenário do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta...