Líder pataxó hã-hã-hãe é assassinado em Brumadinho

Date:

 

Reconhecido como um dos articuladores do movimento indígena, o cacique Merong Kamakã Mongoió, do povo pataxó hã-hã-hãe, foi assassinado nesta segunda-feira (4), em Brumadinho (MG). De acordo com membro da equipe da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que atua no estado, Merong havia manifestado a intenção de “ampliar as lutas” em conversa recente, ocorrida no dia 25 de fevereiro.

Merong era uma das figuras à frente da Retomada Kamakã Mongóio, no Vale do Córrego de Areias, município de Brumadinho. Conforme esclareceu a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em nota, o líder havia se engajado tanto na defesa de seu próprio povo como na de outros, como os kaingang, os xokleng e os guarani.

Merong nasceu em Contagem (MG) e foi viver na Bahia ainda criança. Como liderança, também exerceu atividades no Rio Grande do Sul e participou da Ocupação Lanceiros Negros, iniciativa que contribuiu com as retomadas xokleng konglui, no município gaúcho de São Francisco de Paula, e guarani mbya em Maquiné.

“A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento de tristeza”, escreveu a autarquia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Reforça o Bahia contra o Flu? Caio Alexandre fala de recuperação

  O meio-campista Caio Alexandre marcou presença na comemoração da...

Pensar cada vez maior, diz Everton Ribeiro após penta do Nordeste

  O meio-campista Everton Ribeiro celebrou a conquista do pentacampeonato...

Ceni celebra penta e diz que maior sonho é o Bahia ganhar um nacional

  O técnico Rogério Ceni ganhou um banho de gelo...

Bahia volta a golear e se torna o 1° pentacampeão da Copa do Nordeste

  O Bahia se tornou o primeiro clube ao conquistar...