O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (20) com seus ministros para a primeira reunião do ano. O encontro, realizado na Granja do Torto, ocorre em um momento de expectativa sobre uma possível reforma ministerial para atender demandas do Centrão por maior representatividade no governo.
Recentemente, Lula iniciou mudanças em sua equipe. Na área de comunicação, o publicitário Sidônio Palmeira foi nomeado para liderar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), substituindo Paulo Pimenta (PT-RS), deputado licenciado. Pimenta, agora ex-ministro, aguarda decisão do presidente sobre uma nova função.
A reunião exigiu que ministros como Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e Carlos Lupi (Previdência Social) antecipassem o término de suas férias, formalizando seus retornos na última quinta-feira (16). Além disso, parte dos ministros já havia voltado a Brasília anteriormente, atendendo à convocação de Lula para participar de eventos relacionados ao aniversário de dois anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023.
A Esplanada, composta atualmente por 39 ministérios, conta com representantes de 11 partidos. O PT lidera com 12 pastas, seguido por PSD, MDB, Republicanos, PSB, União Brasil, PC do B, PP, PDT, PSOL e Rede.