M. de Deus: Prefeito e secretário de Saúde se omitem com crescimento da covid-19

Date:

 

Ao assumir o cargo em 29 junho passado com o afastamento de Jeferson Andrade (PP), o atual gestor, Jailton Santana, o Jailton Polícia (PTB), encontrou um quadro de absoluto controle e combate da pandemia do novo coronavírus em Madre de Deus, na Região Metropolitana a 63 km de Salvador, com nenhum caso e nenhuma morte.

De lá até hoje, 81 dias depois, ocorreram 7 mortes e 404 casos de covid-19, mudanças nos procedimentos, recursos e vai e volta.

Apesar desse avanço extraordinário, nem o prefeito nem a secretário de Saúde, Markus Fabrício Santil, sequer deram explicações à população de poucos mais de 21 mil habitantes que assiste atônita a inércia dos gestores.

Aliás, até mesmo a atualização dos boletins sobre a doença está atrasada. No site da Prefeitura o último boletim é de 16/07.

De acordo com o boletim da Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), Madre de Deus, que tem 21.093 habitantes, está entre as 10 cidades na incidência de casos por 100 mil habitantes. Os 404 casos representam 1,91% da população contra 1,62% de Salvador e 1,38% de Candeias.

Madre de Deus também está na relação de municípios com Toque de Recolher decretado pelo governador da Bahia, Rui Costa, além de restrições de funcionamento do comércio e do isolamento social.

O distanciamento social é considerado eficiente quando ao menos tem o apoio de 70% da população. À noite raríssimas cidades brasileiras, ou baianas, conseguem atingir o percentual de 30% de pessoas nas ruas. Em Madre de Deus, seriam necessárias 6,3 mil pessoas circulando no horário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Promessa do futebol, Kauê Furquim deixa o Corinthians e assina com o Bahia com aumento salarial de mais de 500%

  O jovem atacante Kauê Furquim, de apenas 16 anos,...

Marcos Felipe se despede do Bahia: ‘Foi uma honra vestir essa camisa’

  Marcos Felipe não veste mais a camisa do Bahia.  ...

Governo da Bahia estuda instalar VLT em Lauro de Freitas, entenda

  Mesmo já prevista no contrato de concessão com a...

Fábio Mota projeta Vitória entre os 10 maiores do país em até quatro anos

  O presidente do Vitória, Fábio Mota, afirmou que o clube...