O município de Madre de Deus inicia, a partir deste domingo, 21, o decreto de lockdown. Com isso, fica proibido o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais que não são essenciais, além da circulação de pessoas, veículos, motocicletas e embarcações até o dia 27 de junho.
De acordo com a Secretaria de Saúde municipal, Madre de Deus possui atualmente 114 casos confirmados de covid-19, 64 curados e dois óbitos. Antes de anunciar a medida, o prefeito Jailton Santana (PTB) se reuniu com representantes da Câmara Municipal local; Associação Comercial e Industrial de Madre de Deus (ACIM); União dos Ministros Evangélicos de Madre de Deus (UNIEMAD); padre Vilauba e técnicos da Vigilância Epidemiológica.
Com o lockdown, só será permitido sair da residência em caso de extrema necessidade. Também são exceções as saídas para atendimentos de urgência e emergência em unidades de saúde. Cuidadores de idosos ou pessoas com deficiência estão autorizados a circular.
Os serviços essenciais só poderão funcionar por delivery. Segundo a prefeitura, o descumprimento pode acarretar em crimes contra a saúde pública e desobediência civil, além da perda de benefícios sociais.