O portal ba.gov.br foi utilizado por 75,6 mil proprietários de veículos para antecipar o pagamento do IPVA 2024, aproveitando o desconto de 15% para quitações feitas até o último dia 7 de fevereiro. Além do imposto, os contribuintes também pagaram o licenciamento e eventuais multas, já que a plataforma digital do Estado da Bahia oferece apenas a opção de licenciamento integrado.
Segundo a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), os pagamentos pelo portal representaram 20% das quitações à vista na primeira fase do calendário. No total, 371,8 mil contribuintes efetuaram o pagamento antecipado, sendo 251.171 do interior e 120.667 da capital.
Os contribuintes que não quitaram o IPVA ainda podem garantir um desconto de 8%, desde que o pagamento seja realizado na primeira cota do parcelamento, com vencimentos variáveis conforme o número final da placa do veículo. O calendário completo está disponível no site da Sefaz-BA.
O governo estadual mantém a opção de parcelamento do IPVA em até cinco vezes, seguindo o calendário oficial e o número final da placa. No entanto, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser quitadas até o prazo final da cota única, equivalente à quinta parcela do imposto. O parcelamento é permitido apenas para débitos iguais ou superiores a R$ 120,00.