A aproximação do início do ano letivo de 2025 traz preocupações para pais e responsáveis com os gastos relacionados ao material escolar. Os preços dos itens da lista apresentaram um aumento médio de 7% em comparação a 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae).
As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.
O estudo também aponta que, enquanto 90% das famílias com filhos na rede pública e 96% nas escolas privadas irão adquirir materiais escolares, os gastos com itens como uniformes e livros didáticos também pesam no bolso dos pais.