O Mercado do Peixe, localizado em Água de Meninos, na Cidade Baixa, terá a entrada controlada neste domingo (5). De acordo com a prefeitura, a medida visa evitar aglomeração de pessoas, em decorrência da Semana Santa – o que facilitaria um cenário mais propício de contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19 e que já matou seis pessoas no interior e capital.
A partir de amanhã, a entrada no Mercado do Peixe será realizada por meio de senhas. Só está permitido o acesso de 50 pessoas por vez e os clientes que aguardarem o atendimento do lado de fora devem manter a distância de um metro, sinalizada com disciplinadores metálicos.
Uma operação realizada neste sábado (4) pelas secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Ordem Pública (Semop), além da Limpurb, Transalvador e da Guarda Civil Municipal (GCM), notificou os comerciantes, intensificou a limpeza e estabeleceu novas regras de atendimento.
A Semop, responsável pelo ordenamento interno no estabelecimento, orientou todos os comerciantes sobre a importância da medida. Já a Sedur notificou os lojistas externos para não permitirem a aglomeração na porta dos estabelecimentos sob pena de ter o local interditado.
“Essa época já é esperado um incremento no número de clientes no Mercado do Peixe por conta da Semana Santa, mas hoje estamos na luta contra o coronavírus e precisamos ser firmes. Por isso, fizemos o ordenamento do mercado e dos comércios no entorno. Não podemos permitir a aglomeração de pessoas nesses espaços e quem não se adequar será penalizado”, alerta o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara.
Para garantir o cumprimento das normas, os técnicos da Sedur e da Semop estarão fiscalizando o local. Diariamente, a Limpurb fará a limpeza da área externa com detergente e, ao final de cada dia, a higienização interna do mercado com uma solução de hipoclorito de sódio e água. Já a Transalvador vai auxiliar no ordenamento do trânsito na região.