O Governo da Bahia anunciou um investimento de R$ 26 milhões na Micareta de Feira de Santana 2025, que acontece de 1º a 5 de maio. Considerado o maior Carnaval fora de época do país, o evento contará com estrutura de segurança, saúde e programação cultural especial.
Programação cultural
A Secretaria de Cultura (Secult) garantiu o apoio ao desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, que promove a participação de blocos afros, afoxés, de samba, reggae e de índios em festas populares da Bahia. Entre os destaques estão o tradicional Flor de Ijexá, que completa 44 anos, e o bloco Quilombo, primeiro de reggae a desfilar na Micareta.
Outros apoios culturais incluem a criação de um palco especial para artistas locais, a presença do Bloco Zero Hora, o Bloco da Polícia Militar com show da banda Parangolé, e o Bloco dos Trabalhadores. Atrações da cidade também se apresentarão no Palco Bel da Bonita, garantindo diversidade artística.
Segurança reforçada
A segurança da festa contará com 8.600 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. A estrutura inclui 8 portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, 400 câmeras de videomonitoramento, drones, Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e 85 postos de observação.
Saúde com reforço hospitalar
Na área da saúde, o Hospital Geral Clériston Andrade será reforçado para atender até 45 vítimas simultaneamente em casos de emergência. O atendimento será ampliado também no Hospital Estadual da Criança, na Policlínica Regional e na UPA da cidade.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) instalará um estande de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, funcionando diariamente das 16h às 4h, na Rua Ari Barroso. Também serão distribuídos 500 mil preservativos durante os dias de festa.