Milhares de fiéis aproveitaram a programação especial no Dia de Santa Dulce dos Pobres, celebrado em 13 de agosto, no Santuário dedicado à santa, localizado no bairro do Bonfim, em Salvador. A data marcou o encerramento da tradicional festa em homenagem à primeira santa nascida no Brasil, com uma intensa agenda religiosa e cultural. A equipe do esteve no local e acompanhou a grande movimentação de devotos.
As homenagens começaram logo cedo, com a Alvorada Festiva às 5h30, seguida por missas ao longo do dia nos horários das 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h. O público também pôde participar da quermesse e de um show do Padre Antônio Maria, realizado às 16h, na Praça Irmã Dulce.
Um dos momentos mais aguardados foi a Missa Campal, celebrada às 17h pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Em seguida, os fiéis acompanharam a Procissão Luminosa até a Igreja do Bonfim. O encerramento ficou por conta do show da cantora Fafá de Belém, às 20h30.
A programação fez parte da Festa de Santa Dulce, iniciada no dia 1º de agosto, que ao longo de quase duas semanas mobilizou milhares de pessoas com missas, procissões, carreata, passeio ciclístico, ações sociais, visitas da imagem peregrina e outras atividades.
Canonizada em 2019 pelo Papa Francisco, Irmã Dulce se tornou símbolo de fé e solidariedade. O sucesso da festa deste ano reforçou a devoção à santa baiana, que segue tocando o coração de milhares de brasileiros com seu exemplo de amor ao próximo.
bahia.ba