Empoderamento e protagonismo da juventude a partir do acesso aos seus direitos sociais fundamentais. Inclusão através da arte. Direito à mobilidade e à cultura. Estes foram alguns dos temas debatidos na manhã desta terça-feira (15), no Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias, dentro do Diálogos com a Juventude, projeto da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
Durante o Diálogos, a Coordenação de Juventude da SJDHDS orientou os estudantes sobre cadastramento no programa Identidade Jovem (ID Jovem), que assegura gratuidade aos jovens entre 15 e 29 anos no transporte público interestadual, e meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
O evento ainda foi marcado por uma homenagem ao secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que recebeu um certificado de conclusão do curso primário para “alunos ilustres”. “Tenho muito orgulho de ter estudado nessa escola, que forma líderes. Evidentemente que, de lá pra cá, muita coisa mudou, mas o que não muda é a força da juventude da nossa terra”, destacou Martins.
A Secretaria também irá promover, nos dias 21, 22 e 23, cursos profissionalizantes gratuitos de percussão, dança afro, tranças e turbantes dentro do Projeto Escola Olodum: Pela Paz e Pela Vida – Educação, Cultura e Cidadania nas Comunidades. Fruto de convênio entre o bloco e a SJDHDS, o projeto atende a jovens em situação de vulnerabilidade social e de comunidades assistidas dentro do programa Pacto pela Vida, do Governo da Bahia.
“Vamos continuar trabalhando para que Candeias fique cada vez mais forte, que os jovens tenham seus direitos assegurados e que possamos continuar avançando em favor de políticas públicas para todos”, enfatizou o secretário da SJDHDS.