O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama elogiou a atuação do governo de Joe Biden, atual presidente norte-americano, frente à vacinação contra o novo coronavírus. Em publicação no Twitter nesta sexta-feira (19), ele citou que a meta do democrata em entregar 100 milhões de vacinas em 100 dias havia sido concluída muito antes do prazo, em 58 dias.
“[Joe Biden] Estabeleceu uma meta de entregar 100 milhões de vacinas em 100 dias. Sua administração atingiu o marco em apenas 58. Vamos continuar: tome a vacina assim que estiver disponível para você. É a única maneira de vencer esta pandemia”, escreveu.
Até o momento, foram aprovadas pela Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA as vacinas da Johnson & Johnson (uma dose por pessoa), da Pfizer/BioNTech e da Moderna (de duas doses cada).
O país também possui doses armazenadas do imunizante Oxford/AstraZeneca, mas ele ainda não foi aprovado. Enquanto isso, o governo norte-americano projeta enviar as doses dessa vacina para México e Canadá, que além de países vizinhos, são sócios no tratado de livre comércio da América do Norte.
De acordo com a secretária de imprensa de Joe Biden, Jen Psaki, o envio das vacinas seria no modelo de empréstimo e elas seriam reembolsadas assim que os países tiverem os próprios excedentes. Ela ainda frisou que a “primeira prioridade continua sendo vacinar a população americana”.