Cerca de 20 mil caixas de fogos de artifício irregulares já foram apreendidas durante uma operação realizada em cidades do interior da Bahia. A ação é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e ocorre nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Muniz Ferreira. As fiscalizações seguem até esta quinta-feira (15).
Durante a operação, são verificados itens como notas fiscais, rotulagem dos produtos, segurança dos trabalhadores, condições de infraestrutura dos locais de fabricação e venda, além da produção de fogos artesanais. Todo o material apreendido será descartado após a conclusão dos laudos periciais.
“Nós vamos realizar avaliação técnica dos materiais apreendidos, o que é fundamental para a análise pericial e responsabilização dos infratores, garantindo a segurança da comunidade”, afirma Augusto Sérgio Souza, perito criminal e Coordenador de Química Forense.
A força-tarefa conta com o apoio da Polícia Técnica da Bahia, Exército Brasileiro, Polícias Civil e Militar, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Conselho Regional de Química (CRQ).