A PRF (Polícia Rodoviária Federal) participou, os dias 17 e 18 de dezembro, de uma operação integrada de EFV (Enfrentamento a Fraudes Veiculares) nos municípios de Ibicuí e Iguaí, no Sudoeste da Bahia. A ação envolveu instruções teóricas e práticas, além de fiscalizações conjuntas, que resultaram na recuperação de seis motocicletas com sinais de adulteração.
A operação contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo as Delegacias Territoriais de Ibicuí e Iguaí, o Catti da 21ª Coorpin – Itapetinga, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio da 21ª CRPT Itapetinga, a Polícia Militar por meio da equipe do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário), e integrantes da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).
No dia 17, as instruções teóricas foram realizadas no Colégio Municipal São Pedro, em Ibicuí, e, à tarde, as aulas práticas ocorreram no pátio da Delegacia Territorial de Iguaí. No dia 18, as forças de segurança realizaram uma operação conjunta nas duas cidades, focando na identificação de veículos com irregularidades.
O combate às fraudes veiculares é essencial para reduzir a violência, já que veículos adulterados são frequentemente utilizados em crimes como assaltos, homicídios, tráfico de drogas e armas.
A integração entre as forças policiais, aliada à capacitação continuada do efetivo, fortalece o combate à criminalidade de forma mais eficaz, promovendo uma segurança pública cada vez mais eficiente para a sociedade.
Fonte: Nucom PRF/BA