A operação Harpócrates, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (25), cumpriu mandatos de busca e apreensão em três municípios da Região Metropolitana de Salvador, entre eles, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. A ação visa desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos federais repassados ao município de Itabela entre os anos de 2010 e 2012, vindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
De acordo com a PF, foram cumpridos seis mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão. Dentre eles, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Candeias, um mandado de busca em São Francisco do Conde e mais um mandado de busca e apreensão em Madre de Deus. Além disso, foram cumpridos mandados de busca em apreensão nos municípios de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.
As investigações, segundo a PF, comprovaram que recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão que deveriam ser empregados na construção de um prédio destinado à instalação de uma creche/escola de educação infantil em Itabela, dentro do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância acabaram sendo desviados em benefício dos investigados.
As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal de Eunápolis, pretendem ter provas materiais dos ilícitos praticados, e estão sendo executadas nas residências dos investigados, entre eles: políticos, servidores públicos e empresários – e também na sede de duas empresas utilizadas no esquema criminoso