Uma operação de combate ao furto de energia na Região Metropolitana de Salvador identificou 211 irregularidades no município de Camaçari. Segundo a Neoenergia Coelba, na ação, foram recuperados 280 mil KWh de energia, que seria suficiente para abastecer 2.400 residências durante um mês.
A operação aconteceu nas regiões de Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe e Monte Gordo. Os desvios, conhecidos popularmente como “gatos de energia”, estavam em barracas de praia, casas de veraneio, condomínios residenciais e unidades comerciais. Em cinco dias, foram fiscalizadas 550 unidades consumidoras em diversas vias do município. Após a constatação das irregularidades, os clientes foram instruídos e regularizados.
Conforme a Neoenergia Coelba, de janeiro a setembro, o volume de energia furtada apenas na RMS chegou a cerca de 19 milhões de KWh, o que seria suficiente para abastecer Lauro de Freitas por mais de duas semanas. Desde janeiro, a distribuidora já realizou aproximadamente 30 mil inspeções na região, cerca de oito mil a mais do que no mesmo período do ano passado.
Já na Bahia, como um todo, de julho a setembro de 2021 foram recuperados 107 milhões de KWh, energia capaz de abastecer Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, durante três meses. O volume foi o maior já recuperado em apenas um trimestre da história.
De janeiro a setembro, a Neoenergia Coelba recuperou 264,2 milhões de KWh de energia, o que seria suficiente para abastecer mais de 2,2 milhões de residências ou toda a capital baiana durante um mês. O número é cerca de 31% maior do que o registrado no ano passado.
O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.