Outubro Rosa: alimentação ajuda a prevenir o câncer

Date:

 

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras. É um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. E o que é mais grave: a incidência do câncer de mama vem crescendo de forma assustadora nos dias atuais e acometendo pessoas cada vez mais jovens. “O diagnóstico precoce é muito importante e pode salvar muitas vidas, mas devemos lembrar que essa paciente, mesmo com grandes chances de cura, poderá passar por cirurgias (sofrendo mutilações), quimioterapia e/ou radioterapia e seus efeitos colaterais, além do trauma de ter na sua história de vida um diagnóstico tão devastador”, alerta o neurologista Italo Almeida.

Respaldado em inúmeros trabalhos científicos que comprovam que alimentação e hábitos de vida saudáveis podem reduzir imensamente o risco de vir a ter um câncer, o diretor médico da clínica Neuro Integrada alerta para a importância de trabalhar a favor do nível de prevenção ideal. “É a chamada prevenção primordial por alguns autores. Ao invés de apenas trabalhar em prol da detecção precoce, onde a paciente já tem a doença e todas as suas possíveis complicações”, defende.  

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, desde o ano passado, o câncer de mama é o tipo mais comum em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de, aproximadamente, 44 casos para cada grupo de mil mulheres. O mais alarmante é o aumento da incidência em mulheres jovens. Estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelam que, nos últimos dois anos, a incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos está entre 4% e 5%. Antes, apenas 2% dos casos eram observados nesta faixa etária.

As causas são multifatoriais e incluem predisposição genética e estilo de vida da mulher moderna. Os principais fatores de risco, de acordo com o especialista Italo Almeida, vão muito além da genética (que aumenta o risco em 20%) e incluem ingestão excessiva de leite de vaca (boa parte do rebanho mundial tem o vírus da leucemia bovina que é fator de risco), excesso de açúcar (doces, biscoitos, bebidas açucaradas…), excesso de produtos químicos cancerígenos, tabagismo, sedentarismo, baixa ingestão de vegetais e déficit de vitamina D, o principal regulador do sistema imunológico,

A atividade física regular, no mínimo três vezes por semana, é fator importante de prevenção. Os alimentos também podem ajudar – e muito – na redução dos fatores provocadores, principalmente os alimentos ricos em ômega 3 e vegetais. Alguns deles, como o brócolis, assim como outros da família das crucíferas (couve, rúcula, agrião, couve de bruxelas, couve-flor), podem ser chamados de alimentos quimiopreventivos. “São vegetais ricos em glucosinolatos, sulforafanos, em Indol 3 Carbinol, fitonutrientes que agem como antioxidantes, anti-inflamatórios e antineoplásicos”, explica o médico que há 18 anos pauta sua atuação na Medicina Integrativa, com ênfase no poder de cura dos alimentos.  

Atenção maior com o que come e também com os alimentos que devem ser evitados, especialmente por pessoas que já têm predisposição genética. “Pessoas com risco familiar, devem evitar o consumo de laticínios, principalmente da vaca. Entendam que laticínios incluem, leite, queijo, manteiga, chocolate, sorvete, bolos, empada, salgadinhos… Ou seja, alimentos consumidos com enorme frequência e em grande quantidade”, alerta.    

Pacientes acompanhados pela Neuro Integrada são despertados – a cada consulta – para uma nova visão da saúde, focada em praticar hábitos saudáveis que reduzem o risco de desenvolver doenças. “O ritmo de vida corrido e a forma como se propagam algumas informações são os principais inimigos desse nível eficaz de prevenção. Primeiro porque fazem desacreditar que a prevenção reduz em 60 a 80% este risco, independente da genética e, pior ainda, desqualificam o papel da alimentação e o valor de suplementos como o magnésio e a vitamina D, que ajudam imensamente na prevenção. Todos podem aprender e disseminar essa cultura de bem-estar”, convida Almeida. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...

Vitória encaminha a contratação de volante que disputou a Série A

  O Vitória acertou a contratação do volante Caíque Gonçalves....