PEC da Blindagem é aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Date:

 

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem foi aprovada em 1º turno, no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16). Foram 354 votos a favor e 134 contra.

A proposta amplia as proteções legais de parlamentares, dificultando a prisão e até a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. Ressuscitando um trecho da Constituição de 1988, o texto prevê a necessidade de um aval do próprio Legislativo para o prosseguimento de ações criminais contra parlamentares. A matéria também propõe votação secreta dos parlamentares e um prazo de 90 dias para o Legislativo avaliar a licença prévia para prisão e processos criminais.

A PEC da Blindagem entrou na pauta do Plenário nesta terça-feira, após o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) se reunir com os líderes da Casa pela manhã. Logo depois, foi anunciada uma mudança no nome do relator, que passou a ser o deputado baiano Cláudio Cajado (PP).

No Plenário, Motta chegou a afirmar que a análise da PEC é uma forma de rever a lei diante de “atropelos, de abusos que aconteceram contra colegas”. “Essa não é uma pauta de governo ou de oposição. Essa não é uma pauta do PT ou do PL. Essa não é uma pauta da direita ou da esquerda”, afirmou Hugo Motta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Príncipe William elogia fundo climático do Brasil e chama proposta de “passo visionário”

  O príncipe William, herdeiro do trono britânico, elogiou nesta...

Candeias: SESAU realiza simpósio sobre cuidados e atenção ao paciente renal

  Manejo clínico do paciente renal, comunicação assertiva e boas...

Inmet emite alerta de perigo para tempestade em 110 cidades baianas

  O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta quinta-feira,...

Bahia critica arbitragem após derrota para o Atlético-MG

  A derrota do Bahia por 3 a 0 para...