A Caixa Econômica Federal iniciou nesta segunda-feira (12) o período para os tomadores de crédito no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) pediram ampliação da carência. O prazo para começar a pagar o empréstimo pode passar de oito para 11 meses. O período total do contrato não é alterado.
Segundo o banco, o pedido pode ser feito pelo Internet Banking da Caixa, no espaço destinado aos contratos, na opção Solicitar Prorrogação de Pausa Pronampe. A ampliação da carência foi autorizada por assembleia de cotistas do Fundo Garantidor de Operações (FGO) no início de março.
Criado em junho de 2020 como umas das respostas para os efeitos econômicos da pandemia, o programa disponibilizou R$ 37 bilhões para financiamentos, que se destinaram a 520 mil micro e pequenos empreendimentos. As empresas contratantes assumiram o compromisso de não demitir. Os recursos podem ser usados para investimentos ou capital de giro.
De acordo com o Ministério da Economia, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores. As contratações foram encerradas em dezembro de 2020, mas, na semana passada, o governo federal enviou um projeto ao Congresso Nacional que permite a retomada do programa para este ano. Com informações da Agência Brasil.