A Petrobras informou, em comunicado nesta terça-feira (19), que já recebeu proposta vinculante para cinco das oito refinaris que pretende repassar para a iniciativa privada. Na fase vinculante, o comprador se compromete a honrar o ofertado caso a estatal aceite os termos. Na Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe (BA), a petrolífera informou que aguarda as ofertas finais de todos os participantes no processo de venda “com base nas versões negociadas dos contratos com o Mubadala Investment Company”.
A Petrobras espera, ainda, receber as propostas vinculantes para venda da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e Gabriel Passos, em Minas Gerais, no primeiro trimestre deste ano. Na Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, a negociação é com a Ultrapar.
A companhia também recebeu propostas vinculantes paraa refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, que está em fase de análise. Negociações foram iniciadas na Refinaria Isaac Sabbá, no Amazonas; da unidade de Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará.; e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.