PF prende boliviana que assinou plano de voo do desastre aéreo da Chapecoense

Date:

 

A Polícia Federal de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, prendeu nesta quinta-feira (23) a boliviana Celia Castedo Monasterio. Ela era a responsável por assinar o plano de voo da Chapecoense que terminou em desastre quando chegava na Colômbia, em 2016. A ordem de prisão foi assinada por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a sentença, Celia é “procurada pela Justiça boliviana para responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança do espaço aéreo”. O plano de voo assinado por ela, mostrou que o avião da Lamia, que transportava a delegação da Chape, decolou da Bolívia para a Colômbia sem a quantidade suficiente de combustível.

A decisão do STF determina a extradição da boliviana investigada. Ela morava em Corumbá desde 2016 quando pediu asilo no Brasil alegando ameaças na Bolívia desde suas declarações sobre o acidente aéreo. A defesa dela informou que “está tomando ciência sobre o pedido de extradição para saber qual medida tomar para garantir a permanência dela no Brasil”.

A queda do avião da Chapecoense matou 71 pessoas, entre jogadores, membros da comissão técnica e diretoria do clube, além de jornalistas e funcionários da companhia aérea. Todos viajavam à Colômbia para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana daquele ano contra o Atlético Nacional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candeias: Prefeitura inicia campanha para incentivar doação de sangue

  A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Igualdade Racial...

Candeias: Após 20 anos, Museu Wanderley de Araujo Pinho será reaberto na próxima segunda (8/12)

  O Museu Wanderley de Araujo Pinho, localizado no distrito...

Seleção Feminina de Futebol fecha 2025 contra Portugal após fim da sequência invicta

  A seleção brasileira feminina de futebol enfrenta Portugal na...

Cerca de 37% da mineração no país tem irregularidades, aponta estudo

  O Brasil possui 257.591 processos minerários ativos, dos quais...