Pix tem maior queda de transações desde 2020

Date:

 

O número de transações realizadas via Pix registrou a maior queda desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. A redução foi atribuída à desinformação gerada em torno de uma norma da Receita Federal, que passou a regulamentar o monitoramento de movimentações financeiras.

Segundo dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), entre os dias 4 e 10 de janeiro, foram efetivadas 1,25 bilhão de transações via Pix, uma redução de 10,9% em comparação ao mesmo período de dezembro. Esse recuo supera o registrado em janeiro de 2022, quando a queda foi de 7,5%.

Apesar do declínio, o Pix segue como o método de pagamento mais popular no Brasil, acumulando quase 6 bilhões de operações até o final de 2024, movimentando um total estimado em R$ 2,5 trilhões.

A Receita Federal informou que grande parte das informações recebidas já era reportada por grandes instituições financeiras, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, que já seguiam essas regras. Ainda assim, a repercussão da norma gerou incertezas entre os usuários, refletindo no volume de transações.

Governo revoga aumento da fiscalização do Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou, na tarde desta quarta-feira (15), que a nova regra de fiscalização da Receita Federal sobre o monitoramento das transações via Pix será revogada. O ato normativo estava recebendo fortes críticas por parte da oposição e alto desgaste ao governo Lula.

A Receita Federal anunciou a medida com o objetivo de combater a sonegação e aumentar a transparência nas operações financeiras realizadas no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Novo Fies: Caixa inicia calendário de aditamento

  A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quarta-feira (15) o...

Mega-Sena acumula e prêmio será de R$ 38 milhões no próximo sorteio

  Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.815 realizado...

Novas tarifas de ônibus em Feira de Santana entram em vigor no sábado

  As novas tarifas de ônibus de Feira de Santana...

Candeias: Prefeitura cobra agilidade da COELBA para ligação de energia da Avenida João Isidório

  Há quase 3 meses que a Prefeitura de Candeias...