Solenidade realizada na manhã desta terça-feira (3), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, formou 123 novos sargentos da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Três turmas de formandos também receberam as novas patentes em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus, totalizando 297 novos sargentos. A cerimônia também contou com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades.
“Nos últimos cinco anos, fizemos o que, na história dessa corporação, nunca foi feito. São 18 mil promoções e 5 mil novas contratações. Tudo isso num período de absoluta adversidade no país. A PM baiana é referência em disciplina e formação, e procuramos oferecer condições dignas de trabalho, com a valorização e promoção de carreira, na capital e em todo o interior. Estamos entre os três estados brasileiros que oferecem melhores condições a seus policiais”, destacou o governador.
De acordo com o coronel Anselmo Brandão, a ascensão à função do sargento é uma demanda que faz parte do plano de carreira do policial. “Nós consideramos o sargento com um elo entre o oficial e o praça, o soldado que está na ponta. São pessoas que já têm uma certa experiência, foram qualificados durante três meses e irão agora exercer função de comando”, explicou o comandante geral da PMBA.
Entre os novos sargentos formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Salvador, 11 são mulheres.