O espaço Querer Bem auxilia mais de 130 crianças com Transtorno do Espectro Autista
Foi um fim de tarde de quinta-feira, 30/11, de muita emoção e realização para as famílias das pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista – TEA, assistidas pela Prefeitura de Candeias. Com ampla participação popular, os candeenses receberam o novo espaço da Querer Bem, localizado na Rua São José, centro.
O novo espaço mais moderno e amplo vai fortalecer a inclusão e oferecer mais qualidade de vida e autonomia às pessoas diagnosticadas com TEA, onde mais de 130 famílias são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogas, psicopedagoga, neuropediatra, musicoterapeuta, educadores físicos e nutricionistas.
“É um momento especial, há 3 anos começamos a implantação do Querer Bem, atendendo cerca de 40 pessoas, aqui é um espaço de transformação social, e hoje mais de 130 crianças são beneficiadas, inclusive de cidades vizinhas”, pontuou o prefeito Pitágoras.
Em seu discurso emocionado, o secretário de saúde, Marcelo Cerqueira, destacou que é um capítulo novo e histórico para o município. “É uma entrega muito especial, não é apenas uma obra física, é uma obra humanizada, ampliando o atendimento e o acolhimento das nossas crianças. A palavra que resume o sentimento de todos aqui é gratidão”.
Além do atendimento multidisciplinar, a Prefeitura disponibiliza para pais e/ou responsáveis das pessoas assistidas pelo programa “Querer Bem”, o benefício municipal no valor de R$ 200,00, considerado o primeiro município da Bahia a instituir esse auxílio.
Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Gilvanei Pereira, a entrega do núcleo remete ao cuidado que a gestão municipal tem com a população, haja vista, que hoje as famílias assistidas não precisam se deslocar para a capital para realizar o tratamento dos seus filhos.
Um dos grandes apoiadores da causa no município, o vereador Diego Maia ressaltou que é a concretização de um sonho para todos que defendem e trabalham com a proposta de um mundo mais inclusivo.