O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse esperar que soldados da Coreia do Norte entrem em confronto com tropas da Ucrânia nos próximos dias. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (31/10), durante entrevista à emissora estatal da Coreia do Sul KBS.
“Esperamos combates com as tropas norte-coreanas nos próximos dias”, afirmou o líder ucraniano, citando como fonte serviços de inteligência. De acordo com Zelensky, cerca de 3 mil soldados da dinastia Kim que estão na Rússia ainda não participaram de batalhas no Leste Europeu, mas devem ser enviados para a região russa de Kursk, que foi atacada pela Ucrânia em agosto deste ano.
Apesar das acusações de que Kim Jong-un tenha enviado militares para ajudar os russos na guerra contra a Ucrânia, os governos da Coreia do Norte e da Rússia ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.
No entanto, a possibilidade de envio de tropas norte-coreanas para a guerra no Leste Europeu acontece meses após Kim e Putin assinarem um acordo que, entre outros pontos, prevê ajuda mútua caso um dos dois países sofra agressões de terceiros.