O comércio no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, vai abrir aos sábados somente até as 13h. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (1º) por força de um decreto municipal, e foi elogiada pela União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA). “Agradecemos à Câmara Municipal e, em especial, ao prefeito Dr.Pitágoras Ibiapina, que teve a coragem de beneficiar a maior categoria do município ao votar um projeto que estava engavetado há 34 anos, e também promete mobilizar toda a gestão para fiscalizar a sua aplicação”, afirmou o presidente da entidade sindical, Marcelo Carvalho.
O sindicalista, que também preside o Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-BA), ligado à Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado (Setre), participou de um ato no sábado (2), em Candeias, ao lado de Assis Dias, Luís Paulo e Hamilton Santos, dirigentes da UGT-BA.
Os presidentes do Sindicato dos Comerciários, Helder Sena, e da Fecomérciario-BA, Márcio Fatel, além do prefeito Dr Pitágoras e dos secretários Felipe Magno (Emprego e Renda), Eriton Ramos (Gestão Pública e Serviços Públicos), Ana Paula Soares (Indústria e Comércio) e do vereador Gil Soares também marcaram presença no evento.
Seguindo os moldes da semana inglesa, em que a jornada de trabalho vai de segunda a sexta-feira e, aos sábados, restrita ao período da manhã, o decreto municipal nº 013/2024 prevê o fechamento do comércio em Candeias a partir das 13h de sábado, de setores não essenciais. O que não se aplica a farmácias e drogarias, bares, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, petshops, salões e estúdios de beleza.
“É uma mudança que muito nos anima pois representa uma melhor qualidade de vida para milhares de trabalhadoras e trabalhadores do comércio de Candeias, que terão mais tempo para o lazer, estudar, fazer uma qualificação, ficar com a família ou ainda se dedicar a outra atividade nesse período livre”, concluiu Marcelo Carvalho.