Presidente dissolve parlamento português e convoca novas eleições

Date:

 

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, assinou, neste domingo (5), um decreto que dissolve a Assembleia da República e convoca eleições legislativas para 30 de janeiro. Esta é a oitava dissolução do Parlamento desde 1974. A medida é uma prerrogativa do presidente, prevista na Constituição portuguesa, e foi usado por todos os antecessores de Rebelo no período democrático.

Ainda no final de outubro, a Assembleia da República não aprovou o Orçamento proposto para 2022.

Com o “chumbo do Orçamento”, o governo não tem segurança para efetuar gastos e manter o funcionamento da máquina pública no ano que vem.

Rebelo já havia sinalizado que a reprovação do Orçamento levaria à dissolução do Parlamento, concretizada neste domingo.

A partir da dissolução, passa a funcionar uma Comissão Permanente, presidida pelo atual presidente da Assembleia, Eduardo Rodrigues, e composta pelos vice-presidentes e por deputados indicados por todos os partidos, de acordo com a representatividade de cada legenda.

Rebelo foi reeleito pelo Partido Social Democrata (PSD) em primeiro turno para seu segundo mandato em janeiro de 2021 e tomou posse em março.

Em Portugal, o presidente é o chefe de Estado, responsável por nomear o primeiro-ministro, que em regra é o líder do partido mais votado. Atualmente, o posto de primeiro-ministro é ocupado por António Costa, do Partido Socialista (PS).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Justiça concede liminar e suspende novas regras para vale-refeição

  A Ticket S.A. passou por uma decisão liminar que...

Asfalta Candeias: “O progresso está chegando ao Malembá de Baixo”, comemora morador

  O Malembá de Baixo recebeu, nesta terça-feira (20), as...

Com time principal, Vitória goleia a Juazeirense e vence a primeira no Baiano

  O Vitória venceu pela primeira vez nesta edição do...