O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que os Estados Unidos utilizam a guerra na Ucrânia como justificativa para impor tarifas ao Brasil, nesta quarta-feira (3). Durante coletiva de imprensa em Pequim, o líder do Kremlin negou a existência de desequilíbrio econômico entre brasileiros e americanos e apontou “problemas internos” envolvendo o governo atual e o ex-presidente Jair Bolsonaro como parte do contexto.
Putin ainda acusou o governo de Donald Trump de adotar sanções com fins econômicos contra países que mantêm laços comerciais com Moscou, com o objetivo de enfrentar “questões de caráter econômico em relação a países cujas ligações desagradam alguém”, citando as recentes ameaças do presidente estadunidense de taxar compradores de petróleo russo. “Não há desproporção nas relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos […] o que a Ucrânia tem a ver com isso?”, declarou.
As falas ocorreram após o decreto de Trump que determinou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em meio ao aumento das importações de diesel russo pelo Brasil. O documento também menciona o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, classificado pelo presidente americano como uma “caça às bruxas”.