O governador Rui Costa espera entregar até 2022, último ano de sua gestão, um salto no ensino da rede estadual. A estratégia, detalhada nesta segunda-feira (13) em entrevista à Rádio Social, inclui construção de novas unidades e reforma de instalações já existentes, ampliação das escolas em tempo integral. “Queremos incluir o jovem pela adrenalina e pela inclusão social”, disse.
Nas novas unidades em tempo integral, a rede estadual terá atividades culturais, esportivas e de formação profissional. Uma novidade na área desportiva abordada na entrevista é a introdução de aulas de lutas, como boxe e caratê.
Além das escolas em tempo integral, Rui informou que neste semestre serão lançadas 200 mil vagas de cursos técnicos profissionalizantes em parceria com a Sesi, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). As aulas são online e darão direito ao certificado.
Perguntado pelo apresentador Adelson Carvalho, Rui garantiu que o estado acompanha a retomada das aulas presenciais. “Estamos monitorando. Depois que o Estado voltou os municípios vão retomando gradativamente. È importante este retorno às aulas. Estmaos fazendo muito esforço para que o aluno volte e a gente recupere o tempo perdido.”
Fonte: Bahia.ba